A Família Correia Lima de Várzea Alegre e sua ramificação na Cidade de Iguatu: Joaquim Correia Lima Filho

 

                                       Foto: Jornal A Praça: Iguatu Antigo 

Joaquim Correia Lima Filho. Nasceu em Várzea Alegre, em 19 de dezembro de 1870, foi batizado em 2 de janeiro de 1871. Seus padrinhos foram Manoel de Souza e Fideralina Augusto Lima6 . Filho de Joaquim Correia Lima e Clara Alves Bezerra. Chegou a Iguatu, em 1900, onde fixou comércio de ferragens, louças, tintas etc. Homem de visão empreendedora, logo iniciou construções de pequenas casas destinadas ao comércio, no centro da cidade de Iguatu que, nessa época, na estação chuvosa, tinha parte dessa área inundada. Joaquim Correia Lima Filho, para sanar esse problema, tomou a iniciativa de aterrar as áreas mais críticas de alagamento. O progresso econômico do varzealegrense, recém-chegado à nossa terra, somado ao seu caráter desenvolvimentista proporcionaram-lhe boas amizades e influência no meio social iguatuense. Integrou o quadro de Sócio da União Artística Iguatuense, atualmente a entidade mais antiga de Iguatu, fundada em 1913; foi sócio fundador, em 1923, da Associação Comercial, sendo ele vice-presidente da primeira diretoria; fez parte da Associação dos Auxiliares do Comércio de Iguatu, fundada em 1924; exerceu, em 1914, a função de Delegado de Polícia da cidade de Iguatu; foi vereador de Iguatu (1917/1919) e fez parte, como fundador, em 1925, do Conselho Fiscal da Caixa Rural Desembargador Moreira da Rocha, sendo este o primeiro estabelecimento de Crédito Rural criado no Estado do Ceará. Foi ativo negociante na nossa grei onde, além de adquirir posição financeira de destaque, foi ele pessoa decisiva para as melhorias das condições de infraestrutura do comércio local. Na década de 1920, edificou uma das mais belas casas da cidade de Iguatu, onde, seguindo a tradição da elite local, realizaram-se muitos jantares solenes e muitas festas dançantes. A casa de Joaquim Correia Lima Filho é uma das poucas, do conjunto arquitetônico antigo, preservada até os dias atuais. Após o seu  falecimento, a residência que lhe pertenceu, foi adquirida pelo empresário Sabino Antunes, que nela morou e deixou-a para os seus herdeiros. Joaquim Correia Lima Filho casou-se com Maria (Marieta) Hermes Cavalcante, em solenidade exuberante na Igreja Matriz de Senhora Santana, em Iguatu, em 13 de setembro de 1907. Faleceu, em 29 de dezembro de 19317 , na cidade de Várzea Alegre, sua terra natal, onde se encontrava temporariamente. Em respeito e reconhecimento ao distinto benfeitor e “conterrâneo” o comércio de Iguatu, na ocasião, fechou as suas portas para reverenciá-lo.

O Major Joaquim Alves Bezerra era filho do primeiro matrimônio de Raimundo Duarte Bezerra e o Coronel Ildefonso Correia Lima do segundo casamento com Ana Maria dos Passos

2 Hilma Montenegro – Na Esplanada da Vida (1918 – 2018). Seridião Correia Montenegro. Expressão Grá¿ ca e Editora, 2018.

 3 Várzea Alegre: Sete Gerações desde Papai Raimundo. Pedro Alves de Morais e Acelino Leandro da Costa. 1995. 

4 Genealogia da Família Correia Lima. Olavo Correia Lima. 

5 Iguatu, memória sócio – histórico – econômica. Alcântara Nogueira. 2ª Edição, Fortaleza, CE, 1985

6 Livro de Batizados da cidade de Várzea Alegre (1864/1872), página 67 V 

Fonte: https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/2022/2022-08-FamiliaCorreiaLima-JHLVM.pdf

Joaquim Correia Lima Filho casado com Maria (Marieta) Hermes Cavalcante e tiveram os seguintes filhos: Emir, Herman, Eudes, Elmo e outros, ( Do livro Várzea Alegre, Minha Terra e Minha Gente, de José Ferreira.


Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!