POR CERCA DE UM QUINQUÊNIO, O MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE FOI CONTEMPLADO COM UM TRECHO DA REDE FERROVIÁRIA CEARENSE- ANTÔNIO LISBOA DE MORAIS JÚNIOR
POR CERCA DE UM QUINQUÊNIO, O MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE FOI CONTEMPLADO COM UM TRECHO DA REDE FERROVIÁRIA CEARENSE.
Desde 1.875, a localidade do Jacu tinha sido elevado a segundo distrito da nossa recem criada Vila (município atual). Com o golpe republicano, logo a oligarquia Acyolina se apossou do Ceará; literalmente, metralhado e explodindo uma parte do palácio do governo em Fortaleza para isso.
Apesar de desviarem todos as outras verbas do Estado (inclusive empréstimos com o Banco da Inglaterra para construir pontes); a construção da estrada de ferro, obra vital para a economia do algodão no Estado do Ceará, avançava. Com a grande seca de 1.915, o volume da obra se intensificou; chegando enfim a terras varzealegreses, na fazenda Cedrinho, onde um grande acampamento foi montado. Um ano após, houve a inauguração da estação do Cedro, continuando a construção da ferrovia para Lavras. Logo se iniciou a construção de casas , mercearias e armazéns para estocagem do algodão; O Distrito do Jacu - ponto intermediário no caminho Várzea Alegre x Icó - perdeu importância. Em 1.920, vendo que a emancipação do lugar traria mais benefícios para si; um grupo de oligarcas conseguiu aprovação na Assembleia Legislativa da elevação do lugarejo a distrito de Várzea Alegre e quatro meses depois, outra Lei, criando o município.
Formado que foi a sua área na parte oeste por várzea Alegre e não leste por sessão de Lavras também.
FONTES:
Projeto minha escola conta história, E.E.F. CELSO ALVES DE ARAÚJO do Cedro;
Arquivo histórico do IBGE;
Câmara de Vereadores do Cedro;
Depoimentos de uma Sertaneja Raíz.
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