A CONQUISTA EFETIVA DA CAPITANIA DO CEARÁ

   Frustradas as tentativas de colonização, levadas a efeito por Pero Coelho e pelos missionários Francisco Pinto e Luís Filgueira, estavam as aldeias aqui fundadas em vias de completa dissolução e toda a costa cearense totalmente desprotegida, entregue a mais absoluta trqaficãncia e pirataria.
   Tal situação perdurou até o ano de 1612, época em que Diogo de Mendonça Furtado , 9o Governador Geral do Brasil, resolveu realizar, definitivamente a colonização do Ceará.
   Essa tão importante quão audaciosa missão foi confiada ao jovem Martim Soares Morenoque, em plena adolescência acompanhara a expedição de Pero Coelho., (1603-1606).
No dia 20 de janeiro de 1612, Soares Moreno desembarcou na Barra do Ceará , trazendo apenas em sua companhia um padre e seis soldados.
   Logo construiu um fortim de madeira a que deu o nome de São Sebastião, numa reverente homenagem ao santo do dia do seu desembarque.Ao lado do pequeno forte ergueu uma capelinha de taipa , sob a piedosa invocação de Nossa Senhora do Amparo.
   Soares Moreno falava com perfeição a língua dos índios e sabia, também, comprrendê-los fraternalmente.
REvelou-se um administrador operoso  e um chefe hábil e tolerante.
   Em 1613, Soares Moreno recebeu a incumbência de expulsar os franceses que se haviam radicado no Maranhão.Entregou o governo da Capitania a Est~evão de Campos e partiu para a terra "Timbira", com Jerônimo de Albuquerque, que foi famoso cabo de guerra nas conquistas do RioGrande do Norte.
Jerônimo de Albuquerque
   Somente em 1621, conseguiu retornar ao Ceará, fazendo reflorescer sua feitoria, que se achava em situação precária.

Fonte> Elit Pré-universitário

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!