Eu anexaria os planetas se pudesse!

A ambição de Cecil Rhodes


Cecil Rhodes, o conhecido imperialista, sentia agudamente este problema.A aquisição de novos mercados tornou-se parte dele; a anexação de novos territórios era parte de seu sangue. A ambição imperialista se ilustra melhor, talvez, numa declaração feita por ele certa vez a um amigo: "O mundo está quase todo parcelado, e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos a noite, estes vastos mundos que jamais poderemos atingir. eu anexaria os planetas se pudesse, penso sempre nisso. Entristece-me vê-los tão claramente, e ao mesmo tempo tão distantes."
Rhodes morreu cedo demais. que pena!Num laboratório do deserto do Novo México, o Prof. R.H. Goddard  realiza experiências com um foguete que talvez vá a Lua; numa montanha de Gales a Sociedade Interplanetária Britânica procura aperfeiçoar um foguete capaz de chegar aos planetas. Se Rhodes estivesse vivo!
Não obstante, talvez sua alma encontre consolo no pensamento de que seu espírito ainda sobrevive mais forte do que nunca. Quando o homem da Lua saudar o primeiro passageiro na primeira nave espacial , esse passageiro sem dúvida responderá com uma pergunta murmurada no ouvido do seu anfitrião: "Que tal tomar algum dinheiro emprestado para consertar os canais velhos e construir novos? Assine aqui, e meu banco cuidará dos detalhes...Pronto...
Muito obrigado."
                                                                               (HUBERMAN, Leo, Histórias da Riqueza do homem. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1974, pp. 269-270)

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!