Gabriel de Morais Rego ( O Velho Bilé) - Por Antônio Morais


Gabriel de Morais Rego primeiro filho do segundo casamento de José Raimundo do Sanharol e Antônia de Morais Rego.

O segundo enlace Sanharol/Malhada foi Gabriel de Morais Rego e Joaquina Alves de Brito. Desse casamento nasceu Eufrásia de Morais Brito, e, daí por diante uma geração de nobres e notáveis cidadãos e cidadãs. São tantos e tantas, que enobrecem a genealogia familiar.
Macário Vieira de Brito e Eufrásia de Morais Brito.
Na minha singeleza, por gratidão e reconhecimento, Humberto Macário notabilizou-se, pela nobreza da humildade, pelo humanismo, caráter e índole de homem manso, porém valente como o velho Gabriel se preciso fosse.
Como medico salvou vidas, como homem publico deu exemplos de grandeza, nunca foi subserviente. Na politica foi tudo que quis. Chegou a transferi 80% dos votos do Crato para o seu candidato a governador, e dias depois viajou para fazenda Água Azul, no dia em que este visitou o Crato. Homem independente que defende valores e bons costumes.


 Antônio Macário de Brito, filho do casal. Abril as portas da família para o campo da medicina.
Dr. Humberto Macário de Brito, bisneto do velho Bilé.
Quando o encontro ele me segura pelo braço e me pede  para contar uma historia de Mundim do Sapo. Isto Basta. Grande herança nos deixaram Gabriel de Morais Rego e Joaquina.

O velho Bilé faleceu em 1919. Está sepultado no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Crato.

NB : Com muita satisfação recebi autorização de Antônio Morais para transcrever esta postagem, ao qual eu não poderia deixar de fazê-la,pose tratar de personalidade de grande relevância .

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!