MEU CACHOEIRO - POR SIDNEY RIBEIRO

 




MEU CACHOEIRO

"...meu flamboyant na primavera que bonito que ele era dando sombra no quintal..." ou "...o meu bom jenipapeiro bem no centro do terreiro dando sombra no quintal..."?
Composta em 1962, por Raul Sampaio Cocco, autor de mais de duzentas canções, capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, integrante do famoso conjunto Trio de Ouro da década de 1950 (Raul Sampaio, Lourdinha Bittencourt e Herivelto Martins); a canção "Meu Cachoeiro", passou a ser hino oficial da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, em 1966. Mesmo tendo sido composta por este grande compositor e integrante de um conjunto famoso e, quatro anos depois ter sido declarada hino oficial da cidade, ela não teve muita repercussão. Não, não teve, até que cachoeirenses influentes e alguns artistas tivessem a brilhante ideia de sugerir que um outro cachoeirense viesse a grava-la. Esse cachoeirense, conterrâneo de Raul, que assim como ele, também tinha começado a cantar na mesma rádio, ZYL-9, e estudado na mesma escola, com uma diferença de quatorze anos, era nada mais nada menos que Roberto Carlos. Sim, ele começou, aos nove anos de idade, em 1950, a cantar na mesma rádio que Raul tinha iniciado, mas Raul, quando Roberto começou ainda menino, já estava no Rio de Janeiro, com alguma fama e, já sentia saudades da pequena Cachoeiro, que alguns anos depois lhe serviu de inspiração para a canção.
Desta vez a canção tinha tudo para ser sucesso. Ela era bonita, o cantor era famoso, o mais famoso do país, e a letra tinha tudo a ver com ele, pois assim como Raul, também tinha saido de sua terra natal para ir ao Rio de Janeiro tentar vencer como cantor profissional. O primeiro venceu, mas a canção não. Seria muito pouco provável alguém se interessar por uma canção que falava de uma cidadezinha quase desconhecida para a maioria dos brasileiros (estamos falando de um Brasil da década de 1960 quando não havia internet e outras mídias interativas). Mas desta vez, tinha tudo para ser diferente, o cantor em questão, era conhecido no Brasil, em toda a América Latina e ainda em alguns outros países europeus. Roberto conheceu a canção em 1967, quando já era hino oficial da cidade de Cachoeiro e ele estava no auge da Jovem Guarda. Durante alguns anos, Raul lhe entregou fitas gravadas com a canção, no intuito dele grava-la, mas Roberto não se mostrava interessado. Dizia que queria ele mesmo compor uma canção falando de Cachoeiro. Depois de muita insistência, passados três anos, em 1970, ele decidiu colocá-la no seu disco anual, justificando que tudo que ele queria dizer de Cachoeiro, Raul já tinha dito naquela letra. No entanto, pediu para que fossem feitas algumas alterações: O ritmo, porque originalmente ela era uma toada à moda de viola e ele queria algo mais moderno. O título "Meu Cachoeiro" para" Meu Pequeno Cachoeiro" e uma parte da letra.
Quanto às duas primeiras alterações não houve problema e o autor, Raul, concordou. Foi difícil para Roberto aceitar na letra, a parte que dizia: ...o meu bom jenipapeiro bem no centro do terreiro...
Para Roberto, aquela coisa de terreiro soava estranho e ele também não conhecia o pé de jenipapo, o jenipapeiro. Conta-se que Raul comprou alguns jenipapos e levou até a gravadora, para o Roberto conhecer e, mesmo assim ele não queria gravar. Roberto pediu para o Raul alterar a letra, ao que ele desconversou dizendo que ela tinha sido feita com muita emoção e, retratava o que realmente tinha acontecido. Na casa dele tinha um jenipapeiro e tudo que estava na letra era o que ele externou num momento de saudade, longe de sua terra natal e, por esse motivo achava que não deveria alterar nada. Somente depois da insistência de muitos colaboradores, inclusive da direção da gravadora CBS, alegando que todos iriam ganhar se Roberto colocasse aquela canção no seu disco, que a música seria conhecida nacionalmente, é que Raul resolveu introduzir na letra, o flamboyant. De nome francês, flamboyant, traduzido significa flamejante, devido a coloração de suas flores. Por ser uma árvore muito comum na cidade de Cachoeiro, talvez não tenha sido muito difícil para o Raul alterar a letra, mesmo a contragosto. De fato, flamboyant soa muito mais poético que jenipapeiro, mesmo que o coração de quem sente o que fez, num momento de tristeza e saudade de sua terra, não concorde.
Alterações feitas, Roberto introduziu alguns versos declamados que estão só na gravação do disco, mas não fazem parte do hino, e finalmente, depois de quatro anos após ter sido declarada hino da cidade, o Rei, a maior personalidade de sua terra, empresta sua voz numa letra tão saudosa. O sucesso foi imediato e Cachoeiro de Itapemirim ficou conhecida no Brasil inteiro.
Hoje, alguns historiadores ainda se confundem e, de forma equivocada, atribuem ao Roberto a alteração da letra, com a inclusão do flamboyant no lugar do jenipapeiro. Através do filho do Raul Sampaio Cocco; José Cocco Neto, pude esclarecer a dúvida, que sempre permeou a minha e a cabeça de fãs dos dois grandes cantores/compositores, sobre a canção que num ineditismo até protocolar, faz de Cachoeiro, a única cidade brasileira a ter um hino com duas versões. Assim, cinquenta anos após ter sido declarada hino oficial da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, através do decreto municipal 1072/66 de 1966; em 2016, pelo decreto municipal 7395/2016, a versão com os versos enaltecendo o flamboyant, passou a ser também o hino da cidade.
Registre-se também, que no ano de 2016, mais precisamente em Abril, Roberto foi fazer um show em Cachoeiro, dia 19, data de seu aniversário. José Cocco Neto, filho do Raul, quis fazer uma surpresa para seu pai e, junto com seu filho Rhodes, se dirigiram ao hotel San Karlo, no centro da Cidade, onde Roberto estava hospedado. Não é comum ele receber alguém em hotel, mas desta vez foi diferente. Tratava-se de Raul, seu conterrâneo ilustre compositor. Assim; pai, filho e neto puderam representar as gerações na companhia do mais ilustre filho da cidade.
Naquele 18 de Abril de 2016 foi a última vez que Roberto e Raul se encontraram. Raul partiu em 26/01/2022.
Um dia, ainda jovem, sentiu saudade de sua terra e fez uma canção, sem imaginar que ela se transformaria em hino e, o que dizer então de hino com duas versões. Será lembrado por gerações e gerações que cantarão sua música à sombra de um flamboyant ou de um jenipapeiro, muitos sem saber, que a fruta e a flor que continua nascendo em sua terra, dificilmente servirão novamente para dar tão bela inspiração e, não haverá nenhum outro cantor mais famoso que Roberto, para com a voz, trazer as reminiscências que farão com que os filhos de Cachoeiro ausentes e saudosos, em todo pranto dessas mágoas, junte nas águas do seu Itapemirim.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!