O Ciclo de Romarias em Juazeiro do Norte tem início em julho, com a Romaria da Morte do Padre Cícero, e segue em setembro com a Romaria em honra à padroeira do município, Nossa Senhora das Dores. Em novembro, acontece a Romaria de Finados, encerrando o ciclo com a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que ocorre entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
Neste mês de janeiro, nos aproximamos da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que será realizada entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. No entanto, muitas pessoas desconhecem a origem dessa tradição, tão profundamente ligada à história do Padre Cícero.
A história dessa romaria teve início com uma ideia do Padre Cícero ao ajudar um fiel em dificuldade. Certo dia, um artesão da cidade, que fabricava brinquedos de lata para vender nas feiras livres, procurou o sacerdote em busca de conselho, pois não conseguia sustentar sua família, composta pela esposa e cinco filhos. A situação era tão grave que ele cogitava deixar Juazeiro do Norte. Com sua voz moderada e sábia, Padre Cícero o orientou: “Meu filho, a partir de hoje, faça candeeiros. Faça muitos, dezenas, centenas, pois Deus há de mostrar um milagre, e você vai ganhar muito dinheiro”
Seguindo o conselho do Padre Cícero, o artesão começou a fabricar candeeiros dia após dia. Porém, os candeeiros se acumulavam, e ele não conseguia vender nenhum. Indignado, retornou ao padre para reclamar: “Meu Padim, já não tenho mais onde guardar tantos candeeiros e não vendi nada”. O padre respondeu calmamente: “Volte e continue a fazer mais”.
Poucos dias depois, Padre Cícero organizou e instituiu a festa de Nossa Senhora das Candeias. Ele orientou os devotos e romeiros a comprarem um candeeiro, e assim, todo o estoque do artesão foi vendido. Desde então, a romaria é celebrada anualmente em Juazeiro do Norte, com seu ponto alto no dia 2 de fevereiro, marcado pela emocionante Procissão da Luz, quando milhares de romeiros conduzem velas.
Da página juazeirodonorte.ce no Instagam
Comentários
Postar um comentário